Em meio à guerra comercial do Donald Trump, o ouro, considerado um ativo seguro em momento de incertezas econômicas, alcançou novas máximas históricas. Subiu quase 5% nos últimos dias enquanto o Bitcoin se manteve lateralizado no canal de preço de 76 mil dólares a 86 mil dólares.
Entenda o comparativo entre os dois ativos com características distintas, mas com atributos semelhantes.
Diferenças do Ouro vs Bitcoin
– Existente há 5 mil anos a.C. (antes de Cristo), o ouro foi adotado por diversas civilizações antigas (egípcia, romana, grega e inca) e passou a ser considerado um metal precioso, símbolo de riqueza e status social.
– Ao longo do tempo, o ouro tornou-se um ativo de baixa volatilidade. Dessa forma, sua valorização tende a ser bem menor que ativos de risco.
– Em 1870, criou-se o padrão ouro, como o primeiro sistema monetário internacional. Esse modelo durou até 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial.
– Desde 1971, o ouro não tem mais seu valor lastreado no dólar. Enquanto o Bitcoin tem sua unidade de medida atrelada à moeda americana até hoje.
– Embora seja possível investir hoje em dia em fundos de ouro sem precisar armazená-lo ou se preocupar com custos logísticos, o metal ainda é um ativo físico.
– A adoção do ouro levou séculos para se popularizar, enquanto a penetração do Bitcoin tem sido mais acelerada, em ritmo mais similar à adoção da internet e dos smartphones.
– O valor de mercado do ouro ainda é mais de 13 vezes maior que o do Bitcoin. Até abril deste ano, o Market Cap do metal precioso é cerca de 22,4 trilhões de dólares, enquanto do BTC está em 1,6 trilhão de dólares.
– O ouro continua sendo um bem estático tangível, enquanto o Bitcoin é um protocolo digital intangível que pode ter melhorias em sua rede ao longo do tempo.
– A mineração do ouro é manual, podendo ser extraído da natureza em todo o mundo. Já a mineração do BTC é digital e requer o poder computacional de diferentes máquinas, com gastos de energia elevados.
– A onça é a unidade de medida do ouro. Cada onça equivale a cerca de 31 gramas. Já o Satoshi (Sats), nome inspirado no criador anônimo do token, é uma minúscula subunidade do Bitcoin. Assim, 1 Sat corresponde a 0,00000001 de BTC, ou 1 BTC é igual a 100 milhões de Sats.
– Enquanto o ouro envolve questões logísticas de transporte, divisão e armazenamento físico, o BTC é facilmente fracionável, transportado e armazenado no meio digital.
– O ouro se destaca quando o mercado de ações está sob pressão ou em queda. O Bitcoin, por sua vez, não segue esse padrão no curto prazo.
Semelhanças entre Bitcoin e Ouro
– Os dois ativos estão categorizados como investimentos de renda variável, ou seja, sem rentabilidade fixa ou mensal garantida.
– Tanto o Bitcoin quanto o ouro possuem o princípio de escassez. A oferta de ambos é limitada e diminui ao longo do tempo, ou seja, não pode ser inflada por governos ou bancos.
– Assim como o ouro, o Bitcoin é igualmente considerado como uma reserva de valor que mantém o poder de compra ao longo do tempo, por ser uma moeda digital deflacionária e escassa por meio do halving. Sua alta volatilidade no curto prazo está associada ainda à adoção incipiente do ativo, sobretudo por investidores institucionais.
– Embora de formas distintas, os dois ativos são derivados da mineração.
– Ouro e Bitcoin têm se tornado refúgio dos investidores contra a desvalorização das moedas fiduciárias como dólar, euro, real, entre outras.
Retornos comparativos
– No primeiro trimestre de 2025, o ouro foi o ativo que mais se valorizou, com alta de 19,5%. No mesmo período, o Bitcoin sofreu depreciação de 19,3%.
– Expandindo o horizonte para os últimos 12 meses, o jogo segue a favor do ouro. O metal precioso acumula alta de 36%, frente a 17% do BTC.
– Já no olhar de longo prazo, nos últimos cinco anos, o jogo inverte: o ouro se valorizou 91%, enquanto a maior criptomoeda subiu 1.090%.
– E se pegarmos o recorte temporal desde a criação do Bitcoin, durante os últimos 15 anos, enquanto o ouro valorizou 185%, o BTC esticou em (pasme!) acima de 2 bilhões por cento (2.073.020.566%) – fica até difícil representar o crescimento em números. 😊
Conclusão
Ouro e Bitcoin são ativos valiosos, mas com características distintas. O ouro é um ativo tangível e tradicional, enquanto o Bitcoin é uma inovação que desafia as normas financeiras estabelecidas, sendo o maior símbolo de dinheiro digital descentralizado e incensurável.
Ambos têm seu lugar no portfólio de um investidor, dependendo de suas metas e tolerância ao risco. Para quem está buscando maior segurança e estabilidade, o ouro pode ser a opção ideal.
Contudo, àqueles dispostos a explorar novas fronteiras com mais apetite por risco, o Bitcoin pode ser uma alternativa viável ao ouro. No final, a escolha entre um ou outro depende do que você valoriza mais em seus investimentos.