No acumulado de 2025, o Ethereum (acredite!) se valorizou consideravelmente sobre o Bitcoin. De janeiro a agosto, o ETH acumula alta de 65%, frente a 26,5% do BTC.
Há algumas razões relevantes para acreditar no crescimento da Ethereum até o fim do ano. Em agosto, seu preço chegou perto de bater o ATH (All Time High) registrado em novembro de 2021, no valor de 4.891 dólares por unidade, segundo o site CoinMarketCap (confira aqui o preço em tempo real).
O preço deu uma corrigida, mas o sentimento ainda é de otimismo para a segunda maior criptomoeda, com cerca de 524 bilhões de dólares em MarketCap, ultrapassando gigantes do meio de tecnologia em valor de mercado, como a Mastercard e Netflix, que estão avaliadas em 518 e 517 bilhões de dólares, respectivamente.

Saiba por que a Ethereum tem fôlego para descobrir novo topo de preço.
ETFs de Ethereum estão bombando!
Os fluxos de ETFs (fundos de investimentos negociados em bolsa) de ETH voltaram a acumular fortes entradas de compras do ativo nas últimas semanas.
Lançados há mais de um ano nos Estados Unidos, eles começaram devagar na comparação com os ETFs de Bitcoin. No entanto, os fundos de ETH vivenciaram uma reviravolta de julho para cá, com aportes líquidos superiores a 5,4 bilhões de dólares. Destaque para o ETHA, fundo da maior gestora do mundo, a BlackRock, que acumula mais de 4 bilhões de dólares em entradas nos últimos dias.
Nova regulação cripto nos EUA
A aprovação, em julho, de nova legislação no Congresso dos Estados Unidos, como a Lei Clarity (marco regulatório para o ecossistema cripto) e a Lei Genius (ligada à legalização das stablecoins), ampliou o interesse institucional, que busca exposição no Ethereum, considerada a maior das altcoins, de forma acessível e regulamentada.
Tais leis beneficiam diretamente o setor DeFi (Finanças Descentralizadas), cuja rede da Ethereum ainda é a principal estrela. Além disso, com os avanços e incentivos regulatórios, as grandes gestoras têm evoluído nas discussões de incluir o chamado staking (modalidade de juros/dividendos nos criptoativos armazenado) nos ETFs de ETH.
Dominância da Ethereum em alta
Ao passo que a dominância do Bitcoin no mercado caiu abaixo dos 60%, a participação da Ethereum aumentou para dois dígitos percentuais, chegando acima de 13% no mês de agosto.
Isso significa que a Ethereum é o primeiro impulso de capital para o crescimento das demais altcoins. Segundo especialistas, a ETH deve se manter no suporte de preço dos 4 mil dólares até encontrar uma nova alta acima do 4,8 mil dólares.
Ethereum ‘Treasury Companies’
A exemplo da estratégia de Michael Saylor à frente da Strategy para acumular Bitcoin em sua tesouraria corporativa, o mesmo conceito de “Treasury Company” está sendo replicado com a Ethereum.
A BitMine Immersion Technologies, que é uma empresa de capital aberto de mineração em Bitcoin, liderada pelo executivo Tom Lee, já é o maior holder corporativo de ETH no mundo, com mais de 6 bilhões de dólares investidos no ativo. E a empresa não para: após comprar em agosto cerca de 373 mil unidades de ETH ao preço total de 1,7 bilhão de dólares, está levantando mais 600 milhões de dólares para adquirir nova remessa da criptomoeda nos próximos dias.
A BitMine já possui mais de 1,5 milhão de tokens da Ethereum, equivalente a mais de 1% da oferta total em circulação.
Queda de juros no horizonte
Apesar das incertezas econômicas e geopolíticas, especialistas projetam que o Fed (Banco Central dos Estados Unidos) pode promover ainda de dois a três cortes de juros até o fim deste ano, a partir de setembro.
Caso esse movimento se concretize, seria benéfico para o aumento de liquidez para ativos de riscos, como as criptomoedas. Isso impactaria diretamente a expansão de preço do Bitcoin e da Ethereum, além de outras altcoins mais consolidadas.
Conclusão
Após meses com performance abaixo do esperado, o mercado agora segue otimista com a possibilidade de a Ethereum bater os 5 mil dólares por unidade até o fim deste ciclo. Há enorme potencial para isso, mas o mercado é volátil.
Então, não se trata aqui de uma recomendação de investimento. Analise os indicadores antes de tomar qualquer decisão. Com visão de longo prazo, aumentam as chances de retorno no mercado cripto, desde que se priorize os ativos mais consolidados.