Saiba como funciona a mineração do Bitcoin

Acompanhe as transações de BTC na mempool.

O que é a mineração do BTC?

Imagina que o bitcoin é uma moeda digital, que só existe na internet, e cada transação que acontece precisa ser registrada em um “livro de contabilidade” digital chamado blockchain. Esse é a tecnologia que funciona como um grande caderno no qual anotamos quem enviou quanto e para quem. Só que, para que essa anotação seja segura e ninguém possa manipular, o processo é bem cuidadoso. E é aí que entra a mineração de Bitcoin.

Como a mineração funciona?

Imagine uma grande corrida onde todo mundo está tentando resolver um quebra-cabeça super difícil, ou seja, um problema matemático complexo. É a chamada “prova de trabalho” (proof of work). Quem conseguir resolver primeiro ganha um prêmio em bitcoin! Essa corrida é a mineração de Bitcoin. E os participantes são os mineradores.

Mas por que resolver quebra-cabeças?

  • Validar transações: toda vez que você envia bitcoin para alguém, essa informação precisa ser registrada em um grande livro contábil chamado blockchain. Os mineradores verificam se essas transações são legítimas, como se fossem os “auditores” da rede Bitcoin.
  • Criar novos bitcoins: ao resolver um quebra-cabeça, o minerador ganha uma recompensa em Bitcoin. É assim que novas moedas entram em circulação.

Como a mineração acontece na prática?

Os mineradores usam computadores “super poderosos” para tentar adivinhar a solução de um problema matemático muito complexo. É como tentar abrir um cadeado sem a chave, mas com bilhões de combinações possíveis.

Por que é tão difícil?

A dificuldade dos problemas é ajustada automaticamente para que, em média, um novo bloco de bitcoin seja encontrado a cada 10 minutos. Isso mantém o ritmo constante de criação de novas moedas e evita perda de valor.

E por que minerar?

  • Lucro: se a recompensa em Bitcoin for maior que o custo da energia elétrica e dos equipamentos, minerar pode ser um negócio lucrativo.
  • Segurança da rede: ao minerar, você está ajudando a manter a rede Bitcoin segura e descentralizada.

Conclusão

A mineração da maior criptomoeda é o processo que garante a segurança e a integridade da rede Bitcoin. Ao validar as transações e criar novos blocos, os mineradores desempenham um papel fundamental na manutenção do blockchain e na criação de novos bitcoins.

Para entender melhor a mineração do bitcoin, imagine uma construção de um prédio. Os mineradores são os pedreiros que constroem cada andar (bloco) do edifício, verificando se cada tijolo (transação) está no lugar certo. Quanto mais andares o prédio tiver, mais difícil será mudar algo nos andares de baixo.

Com o tempo, a quantidade de bitcoin que os mineradores recebem por bloco minerado diminui, em um processo conhecido como halving, que ocorre a cada quatro anos aproximadamente. Isso torna o bitcoin escasso, similar a como o ouro é limitado, o que pode contribuir para o aumento do seu valor com o tempo, baseado na lei da oferta e demanda.

Sobre o BTC

Embora o Bitcoin tenha sido criado como uma moeda digital, hoje ele também é visto como uma forma de investimento. É considerado o “ouro digital” do século 21, sendo uma reserva de valor que se maximiza no longo prazo. No curto prazo, sua volatilidade é uma característica notável, com seu preço flutuando bastante diariamente, mês a mês. Por ser um ativo recente no mercado financeiro, muitos investidores consideram o BTC como uma reserva de valor e uma forma de diversificar seus portfólios.

Como praxe, uma dica é investir possivelmente de 1% a 5% de uma carteira diversificada em BTC, sempre com visão de longo prazo, aproveitando os ciclos a cada quatro anos a partir do halving.

O bitcoin é comprado e vendido apenas no meio digital, sendo cotado globalmente em dólar. Seu topo máximo já chegou a US$ 88 mil por unidade, em novembro de 2024, sobretudo após as eleições americanas.

Deixe um comentário