No universo das criptomoedas e até mesmo do mercado financeiro, ser “holder” significa ser aquela pessoa ou instituição que guarda e acumula em carteira um ativo a longo prazo, independentemente da volatilidade de preços – consulte nosso glossário cripto.
No caso do BTC, os maiores holders são na maioria instituições privadas, incluindo órgãos governamentais no top 10 – nesse caso os governos dos Estados Unidos e da China.
Abaixo, confira a lista dos 5 maiores holders de BTC do mundo em 2024:
1) Satoshi Nakamoto
Apesar de todo o mistério que o cerca, o criador anônimo do BTC ainda mantém uma carteira parada há anos com cerca de 1,1 milhão de bitcoins armazenados. A era Satoshi abrange o período entre 2009 e 2011, quando o criador pseudônimo do Bitcoin ainda se mantinha ativo em fóruns online.
2) Binance
Fundada na China em 2017, é considerada a maior exchange (corretora) de criptomoedas do mundo. Opera em mais de 180 países, inclusive no Brasil, e possui um volume atual de 667 mil bitcoins. Desde o primeiro trimestre de 2024, oferece aos seus clientes ETFs (fundos de investimentos) de BTC, movimentando milhões de dólares na compra da principal criptomoeda do mercado.
3) Blackrock
Essa é a mais tradicional empresa de gestão de ativos dos Estados Unidos, que também passou a operar em 2024 seu fundo de investimento (ETF) atrelado ao BTC. Seu estoque conta com 417 mil bitcoins.
4) Grayscale
Uma das maiores gestoras de ativos digitais dos EUA e do mundo, é conhecida por produtos de investimentos em criptomoedas, incluindo fundos negociados em bolsa (ETFs), o que permite aos acionistas se exporem ao bitcoin (BTC) e ethereum (ETH), sem possuí-las diretamente. A Grayscale armazena consideráveis 254 mil unidades.
5) MicroStrategy
A empresa de software americana ficou conhecida por investir pesado em bitcoin desde 2020. Atualmente já acumula 252 mil unidades, sendo a maior detentora pública do criptoativo no mundo. Listada na bolsa americana, a MicroStrategy viu suas ações se valorizarem exponencialmente com a estratégia de estocar bitcoins como reserva de valor e proteção à inflação.
Veja a lista completa dos maiores ‘holders’ do BTC
Importante: os ETFs combinados dos Estados Unidos já totalizam juntos mais de 995 mil bitcoins e, em breve, tendem a se tornarem os maiores holders de BTC do planeta. Ultrapassar a primeira posição do “sumido” Satoshi Nakamoto é questão de pouco tempo. Vamos aguardar!