Os 5 maiores ‘holders’ de bitcoin no mundo

Person Holding Gold and Silver Coins
Os maiores acumuladores de bitcoin são as exchanges, turbinadas com seus ETFs (fundos de investimentos) negociados na bolsa americana

No universo das criptomoedas e até mesmo do mercado financeiro, ser “holder” significa ser aquela pessoa ou instituição que guarda e acumula em carteira um ativo a longo prazo, independentemente da volatilidade de preços – consulte nosso glossário cripto.

No caso do BTC, os maiores holders são na maioria instituições privadas, incluindo órgãos governamentais no top 10 – nesse caso os governos dos Estados Unidos e da China.

Abaixo, confira a lista dos 5 maiores holders de BTC do mundo em 2024:

1) Satoshi Nakamoto

Apesar de todo o mistério que o cerca, o criador anônimo do BTC ainda mantém uma carteira parada há anos com cerca de 1,1 milhão de bitcoins armazenados. A era Satoshi abrange o período entre 2009 e 2011, quando o criador pseudônimo do Bitcoin ainda se mantinha ativo em fóruns online.

2) Binance

Fundada na China em 2017, é considerada a maior exchange (corretora) de criptomoedas do mundo. Opera em mais de 180 países, inclusive no Brasil, e possui um volume atual de 667 mil bitcoins. Desde o primeiro trimestre de 2024, oferece aos seus clientes ETFs (fundos de investimentos) de BTC, movimentando milhões de dólares na compra da principal criptomoeda do mercado.

3) Blackrock

Essa é a mais tradicional empresa de gestão de ativos dos Estados Unidos, que também passou a operar em 2024 seu fundo de investimento (ETF) atrelado ao BTC. Seu estoque conta com 417 mil bitcoins.

4) Grayscale

Uma das maiores gestoras de ativos digitais dos EUA e do mundo, é conhecida por produtos de investimentos em criptomoedas, incluindo fundos negociados em bolsa (ETFs), o que permite aos acionistas se exporem ao bitcoin (BTC) e ethereum (ETH), sem possuí-las diretamente. A Grayscale armazena consideráveis 254 mil unidades.

5) MicroStrategy

A empresa de software americana ficou conhecida por investir pesado em bitcoin desde 2020. Atualmente já acumula 252 mil unidades, sendo a maior detentora pública do criptoativo no mundo. Listada na bolsa americana, a MicroStrategy viu suas ações se valorizarem exponencialmente com a estratégia de estocar bitcoins como reserva de valor e proteção à inflação.

Veja a lista completa dos maiores ‘holders’ do BTC

Os campeões de acumulação possuem grande fatia dos 19,6 milhões de bitcoins em circulação atualmente
Fonte: @EdmondsonShaun

Importante: os ETFs combinados dos Estados Unidos já totalizam juntos mais de 995 mil bitcoins e, em breve, tendem a se tornarem os maiores holders de BTC do planeta. Ultrapassar a primeira posição do “sumido” Satoshi Nakamoto é questão de pouco tempo. Vamos aguardar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima